Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Análise dos aspectos didático-pedagógicos de documentários na formação docente: uma ênfase na problematização

Análise dos aspectos didático-pedagógicos de documentários na formação docente: uma ênfase na problematização

No processo de formação docente, os documentários destacam-se entre os inúmeros recursos didáticos midiáticos que podem ser utilizados no desenvolvimento da problematização. Estetrabalho objetiva analisar os aspectos didático-pedagógicos de documentários na formação docente, com ênfase na problematização.Analisaram-se os documentários intitulados “Linha na pipa” e “Escola do futuro”,integrantesda série "Educação.doc", por meio da adaptação dos critérios adotados por Gomes (2008).Os documentários atendem aos aspectos estruturaise didático-pedagógicos, com personagens reais que estabelecem diálogos na forma de conversa, com exatidão dos conteúdos, pertinência educacional e social. Contudo, a problematização é apenas uma das muitas etapas que demandam constantes reflexões e aprofundamento do conhecimento sobre a realidade escolar e a prática docente.

Ler mais

Análise dos aspectos didático-pedagógicos de documentários na formação docente: uma ênfase na problematização

  • Palavras-chave: Documentários. Formação docente. Problematização.

  • Keywords: Documentaries. Teacher education. Problematization

  • Abstract:

    In the process of teacher training, the documentaries stand out among the many media resources that can be used in the development of the questioning. This work aims to analyze the didactic-pedagogical aspects of documentaries on teacher education, with emphasis on questioning. We analyzed the documentaries entitled "line in pipa" and "School of the future" present in the series "Educação.doc", through the adaptation of criteria adopted by Gomes (2008).The documentaries meet the didactic-pedagogical and structural aspects, with real characters that establish dialogues in the form of conversation, with accuracy of contents and educational and social relevance.However, the questioning is just one of many steps that demand constant reflections and deepening of knowledge about reality and the teaching practice.

  • Número de páginas: 15

  • Joanna Angélica Melo de Andrade
  • Divanizia do Nascimento Souza
  • Tatiane da Silva Santos
Fale conosco Whatsapp