Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook BRINQUEDO: PRÁTICA INTERDISCIPLINAR EM PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

BRINQUEDO: PRÁTICA INTERDISCIPLINAR EM PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Em conversa com os alunos do

primeiro ano do ensino fundamental, foi

solicitado para a professora a realização

de atividades com a temática brincadeiras.

A professora buscou atender o pedido e

desenvolver atividades relacionadas ao

tema. O objetivo era proporcionar aos alunos

aprendizagens significativas que envolvessem

atividades interdisciplinares e que gerassem

resultados positivos para além da sala de

aula. A partir dessa proposta, procurou-se

entender: Qual a contribuição de atividades

interdisciplinares em uma turma do primeiro

ano do ensino fundamental? Assim, buscaramse informações sobre interdisciplinaridade,

jogos e brincadeiras que consolidam aspectos

sociais, emocionais, intelectuais e lúdicos. Para

tal, buscou-se respaldo teórico em Petraglia

(1993), Santos (2011) e Zen (2002), e realizouse uma pesquisa qualitativa com a ação

dentro de sala de aula, através do concepção

do brinquedo como prática para atividades

interdisciplinares, em uma turma de primeiro

ano do ensino fundamental. Com a pesquisaação na modalidade participante, a própria

pesquisadora desempenhou o papel dentro da

pesquisa e utilizou a observação participativa

como um instrumento de coleta de dados para

o desenvolvimento do relato de experiência.

Diante dos resultados, pôde-se verificar

que o aprendizado da forma interdisciplinar

desenvolve a imaginação, a resolução de

problemas e a reflexão de atitudes, e que os

alunos aprenderam costumes e valores através

das entrevistas e vivências de realidades

distintas. Por meio da sequência de atividades

interdisciplinares sobre brinquedos, os alunos

do primeiro ano experimentaram a socialização

com os colegas e um olhar social para o próximo

Ler mais

BRINQUEDO: PRÁTICA INTERDISCIPLINAR EM PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Alunos. Brinquedo. Interdisciplinaridade.

  • Keywords: Students. Toy. Interdisciplinarity

  • Abstract:

    In conversation with the students

    of the first year of elementary school, the teacher

    was asked to carry out activities with the theme

    of jokes. The teacher sought to fulfill the request

    and develop activities related to the topic. The

    goal was to provide students with meaningful

    learning that involved interdisciplinary activities

    and generated positive results beyond the

    classroom. From this proposal, we tried

    to understand: What is the contribution of

    interdisciplinary activities in a class of the first

    year of elementary school? Thus, we sought

    information on interdisciplinarity, games and games that consolidate social, emotional, intellectual and playful aspects. For this,

    theoretical support was sought in Petraglia (1993), Santos (2011) and Zen (2002), and

    a qualitative research was carried out with the action within the classroom, through

    the conception of the toy as a practice for interdisciplinary activities , in a first-year

    class of elementary school. With participatory action research, the researcher herself

    played the role within the research and used participatory observation as an instrument

    of data collection for the development of the experience report. Given the results,

    it was possible to verify that the learning of the interdisciplinary form develops the

    imagination, the problem solving and the reflection of attitudes, and that the students

    learned customs and values through the interviews and experiences of different

    realities. Through the sequence of interdisciplinary activities on toys, first-year students

    experienced socializing with peers and a social look at one another.

  • Número de páginas: 15

  • Karolyne Amancio de Paula
Fale conosco Whatsapp