Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Antigamente a contação de histórias

era utilizada como forma transmitir a cultura,

com intuito de não se apagar com o passar

dos tempos, possibilitando a ressignificação

de vivências. Através da contação de histórias,

o ouvinte pode experimentar sentimentos

variados causados pelo imaginário do que se

está ouvindo. O público infantil, podem vivenciar

sentimentos, desfrutando da oportunidade de

explorar o que está sendo contado, apreciando

o momento de ludicidade e magia. A contação

de histórias no âmbito educacional pode ser um

aliado ao professor para ajudar no processo

de ensino/aprendizado de seus alunos e

conduzindo sua turma a criar, imaginar,

promover o desenvolvimento intelectual, social,

pois visa à comunicação com o outro e o

progresso integral. Diante de tais pressupostos,

buscou-se investigar a contribuição da contação

de histórias para o desenvolvimento de crianças

de turma de primeiro ano, com idades entre

5 e 6 anos. Em relação à literatura infantil,

contação de histórias e o desenvolvimento da

criança de três a sete anos buscaram-se como

respaldo teórico os autores: Abramovich (1995),

Bettelheim (1992); Carvalho (1989); Deldime;

Vermeulen (1999), Radino (2003), Sisto (2005),

Tahan (1974) Zilberman (1991). Trata-se de uma

pesquisa qualitativa, com a ação dentro de sala

de aula, através de contação de histórias para

turma de primeiro ano do ensino fundamental.

Diante dos resultados, pode-se verificar que a

contação de histórias se mostrou importante,

pois auxilia o aluno em seu aprendizado, no

desenvolvimento intelectual, emocional, social,

entre outros

Ler mais

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Contação de histórias. Aprendizagem. Ludicidade. Criatividade.

  • Keywords: Storytelling. Learning. Playfulness. Creativity.

  • Abstract:

    In the past, storytelling was used

    as a way to transmit culture, in order not to

    fade with the passing of time, making possible

    the resignification of experiences. Through

    storytelling, the listener may experience varying

    feelings caused by the imagery of what is being

    heard. The children’s audience can experience

    feelings, enjoying the opportunity to explore what

    is being told, enjoying the moment of playfulness

    and magic. Storytelling in the educational

    setting can be an ally to the teacher to assist in

    the teaching / learning process of their students

    and lead their class to create, imagine, promote

    intellectual and social development as it aims

    at communicating with others and progress

    integral. In view of such assumptions, we sought to investigate the contribution of storytelling to the development of first-grade children

    aged 5 to 6 years. In relation to children’s literature, storytelling and the development

    of the child from three to seven years, the following authors were used as theoretical

    support: Abramovich (1995), Bettelheim (1992); Carvalho (1989); Deldime; Vermeulen

    (1999), Radino (2003), Sisto (2005), Tahan (1974) Zilberman (1991). It is a qualitative

    research, with the action within the classroom, through storytelling for first year class of

    elementary school. Given the results, it can be verified that the storytelling proved to be

    important, since it helps the student in his / her learning, in the intellectual, emotional

    and social development, among others.

  • Número de páginas: 15

  • Karolyne Amancio de Paula
Fale conosco Whatsapp