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capa do ebook Educação musical: o que as pessoas surdas nos dizem.

Educação musical: o que as pessoas surdas nos dizem.

Este trabalho tem por base uma

dissertação de mestrado que investigou os

modos de vivência da musicalidade da pessoa

surda, considerando sua cultura. Diante da

obrigatoriedade da educação musical nas

escolas de educação básica, por meio da Lei de

nº 11.769 de 18 de agosto de 2008, percebemos

que compreender este processo, da vivência da

musicalidade da pessoa surda, nos proporciona

vislumbrar uma educação musical que permita

a participação de todos. Pensar em uma

educação musical a partir do que as pessoas

surdas nos contam sobre sua vivencia é de suma

importância para romper com o ciclo vicioso das

atividades sempre adaptadas. Considerando

o indivíduo como unidade afeto intelecto,

com base na perspectiva histórico-cultural

de Vygotski, temos como fonte de pesquisa o

perceber este indivíduo em sua totalidade e,

portanto, percebê-lo em inteireza e interação

dos seus sentidos. A pessoa surda é vista como

um ser de possibilidades e não de limitações.

Como metodologia de pesquisa buscamos na

etnografia o suporte do nosso fazer em campo.

Utilizamos então características da etnografia

sensorial, um desdobramento da etnografia, que

considera a interconectividade dos sentidos no

indivíduo, ressaltando que não há isolamento

entre eles, mas sim uma ligação, percebendo

as experiências como multissensoriais.

Apresentamos alguns resultados da pesquisa

e suas análises vislumbrando uma educação

musical que considere a singularidade do modo

como a pessoa surda vivencia sua musicalidade.

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Educação musical: o que as pessoas surdas nos dizem.

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Educação musical. Cultura Surda. Perspectiva Histórico-Cultural. Musicalidade

  • Keywords: Musical Education. Deaf Culture. Historical-Cultural Perspective. Musicality.

  • Abstract:

    The present study, a master’s

    thesis, had as aim to investigate the ways of

    living the musicality of the deaf person,

    considering their culture. Based in the law nº

    11.769, August 18th,2008: where is mandatory

    the musical education at the primary education,

    we observe that comprehending this process, the

    ways of living the musicality of the deaf person,

    give us one glimpse to the musical education

    that allows the participation of all. Reckoning

    in one musical education from the stories of

    the deaf people is of utmost importance to

    breach a vicious cycle of customized activities. Considering the individual as an intellect-affect unit, based on the historical-cultural

    perspective by Vygotsky, we have the bedrock of this research in perceive the individual

    in its wholeness, and consequently, entirety and in relation to their senses. The deaf

    person is seen as a being of possibilities and not limitations. Using the ethnography as

    methodological research to hold what was done in practice. Then was used aspects

    of the sensorial ethnography, which is a branch of the ethnography, that consider

    the interconnection of the senses in the individual. Underlying that does not exist

    disconnection among them but do a link, perceiving the experiences as multisensorial.

    We point out a few results of the research and its analysis, facing one musical education

    which ponder the singularities of the ways a deaf person lives their musicality. 

  • Número de páginas: 15

  • TATIANE RIBEIRO MORAIS DE PAULA
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