Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook BOLIN (BOLETIM LINGUÍSTICO E LITERÁRIO): UM JORNAL ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS RIO POMBA DESENVOLVIDO EM 2014

BOLIN (BOLETIM LINGUÍSTICO E LITERÁRIO): UM JORNAL ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS RIO POMBA DESENVOLVIDO EM 2014

Este estudo teve como objetivo desenvolver a habilidade leitora de discentes com problemas de desempenho na área da leitura. Para alcançar este objetivo investigou-se o sentido criado para a leitura, após a participação no jornal. A pesquisa propôs o uso de um jornal escolar intitulado Bolin (Boletim Linguístico Literário) como recurso didático para incentivar a leitura literária dos estudantes. Os sujeitos envolvidos foram alunos matriculados nos 2º anos de Florestas e Informática dos cursos do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba no ano de 2014. A metodologia utilizada se inseriu no conceito da pesquisa qualitativa. Ela apresentou abordagens da pesquisa-ação com a finalidade de orientar a prática. Na análise dos dados foram usadas as concepções de categoria consoante Kuenzer (1998) e as concepções sobre o suporte conforme Chartier (1999) e Marcuschi (2008). A conclusão demonstra a dinamização do suporte jornal para formação leitora e melhoramento da escrita. A proposta de utilização de um jornal como estratégia pedagógica parte do desejo de ir em direção a outros meios para a mediação do ensino-aprendizagem da língua.

Ler mais

BOLIN (BOLETIM LINGUÍSTICO E LITERÁRIO): UM JORNAL ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS RIO POMBA DESENVOLVIDO EM 2014

  • Palavras-chave: Bolin, formação do leitor, leitura

  • Keywords: Bolin; formation of the reader; reading

  • Abstract:

    This study aimed to develop the reading ability of students with reading performance problems. To reach these goals, we investigated the meaning created for reading, after participation in the journal. The research proposed the use of a school journal entitled Bolin (Literary Linguistic Journal) as a teaching resource to encourage literary reading of students. The subjects involved were students enrolled in the 2nd year of Forestry and Informatics courses of the Integrated Technical High School at the Federal Institute of the Southeast of Minas Gerais - Rio Pomba Campus in 2014. The methodology used was inserted in the concept of qualitative research. It presented approaches to action research to guide practice. In the data analysis were used the concepts of category according to Kuenzer (1998), and concepts of Support according to Chartier (1999) and Marcuschi (2008). The conclusion demonstrates the dynamism of the support journal for reading training and writing improvement. The proposal to use a journal as a pedagogical strategy starts from the desire to move towards other means for mediation of language teaching and learning. 

  • Número de páginas: 14

  • Josimar Gonçalves Ribeiro
Fale conosco Whatsapp