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capa do ebook A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA UFPI: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CURRICULO VIGENTE E DO ANO 2000

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA UFPI: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CURRICULO VIGENTE E DO ANO 2000

Este artigo aborda sobre a formação do professor de Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Trata-se de uma pesquisa teórica de análise documental, norteada pela seguinte questão: o atual currículo de licenciatura em Matemática possui melhorias no que tange a formação de professor, em relação aos anos 2000? O objetivo foi identificar diferenças entre as duas matrizes curriculares do curso referente aos aspectos relacionados às disciplinas pedagógicas, à prática docente e à pós-graduação. Neste sentido, realizou-se a análise do Projeto Político Pedagógicos do Curso (PPC) nos anos de 2000 e 2017. Os resultados evidenciam o abandono pela formação “bacharelesca” do professor de Matemática para contemplar a formação geral do professor, a prática como componente curricular e previsão da possibilidade de uma pós-graduação em educação para os licenciados em Matemática.

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A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA UFPI: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CURRICULO VIGENTE E DO ANO 2000

  • Palavras-chave: Formação do professor de Matemática. PPC. Currículo

  • Keywords: Teacher training in mathematics. PPC. Teaching practice

  • Abstract:

    This article deals with the formation of the Mathematics teacher at the Federal University of Piauí (UFPI). This is a theoretical research of documentary analysis, guided by the following question: Does the current curriculum of undergraduate mathematics has improvements in teacher training compared to the 2000s? The objective was to identify differences between the two curricular matrices of the course regarding aspects related to pedagogical disciplines, teaching practice and postgraduate studies. In this sense, the analysis of the Pedagogical Political Course Project (PPC) was carried out in the years 2000 and 2017. The results show the abandonment by the “bachelor” formation of the Mathematics teacher to contemplate the general formation of the teacher, the practice as a component curriculum and forecasting the possibility of a postgraduate education in mathematics graduates.

  • Número de páginas: 14

  • Lya Raquel Oliveira dos Santos
  • Antonia Dalva França-Carvalho
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