Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO

No momento atual, o crescimento

da Educação a Distância -EaD atende

outros direcionamentos, sendo que a oferta,

anteriormente, tinha forte vinculação somente

ao ensino, sendo que agora começa a

caminhar para a pesquisa e extensão. Cabe às

universidades públicas e privadas investir em

pesquisa com aluno de EaD e inserir programas

de iniciação científica nessa modalidade. No

tocante aos cursos de formação de professores

na EaD começam a consolidar ações de

pesquisas e extensão. As discussões aqui

expostas, decorrem de um braço do projeto

“Professor seu lugar é aqui EaD: estudos

mediados pelas tecnologias sobre a formação,

trabalho e práticas pedagógicas no espaço

escolar. O recorte apresentado, recai sobre

as atividades de iniciação científica em cursos

de licenciatura a distância que tem como fim,

implantar a pesquisa na EaD em uma instituição

privada. Esse projeto conta com o envolvimento

de alunos dos cursos de licenciaturas em

Pedagogia, Matemática e Geografia de diversas

regiões do país, sendo todo realizado pela

mediação no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Desenvolve-se módulos que contemplam o que

é ser pesquisador, o que é pesquisa, passos

e etapas da pesquisa, instrumentos, coleta e

análise de dados. O atendimento ao estudante

de iniciação cientifica é realizado por meio das

tecnologias da informação e da comunicação.

Os resultados primeiros demonstram a

necessidade de se consolidar a iniciação

científica também na EaD.

Ler mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Formação de professores. Iniciação científica. Educação a distância.

  • Keywords: Teacher training. Scientific research. Distance education.

  • Abstract:

    At the present time, the growth

    of Distance Education (EAD) serves other

    directions, and the supply, previously, had a

    strong connection only to teaching, and now

    begins to move towards research and extension.

    It is up to the public and private universities to

    invest in research with students of EaD and

    to insert programs of scientific initiation in this

    modality. With regard to teacher training courses

    in the EaD, they begin to consolidate research

    and extension activities. The discussions

    presented here derive from an arm of the

    project “Professor his place is here EaD: studies

    mediated by technologies on training, work and

    pedagogical practices in the school space. The

    cut presented, falls on the activities of scientific initiation in undergraduate courses the distance that has as purpose, to implant the

    research in the EaD in a private institution. This project counts on the involvement

    of undergraduate students in Pedagogy, Mathematics and Geography from various

    regions of the country, all of which is done through mediation in the Virtual Learning

    Environment. It is developed in modules that contemplate what it is to be a researcher,

    what is research, steps and stages of research, instruments, collection and analysis of

    data. The service to the student of scientific initiation is carried out through information

    and communication technologies . The first results demonstrate the need to consolidate

    scientific initiation in EAD as well

  • Número de páginas: 15

  • okçana battini
Fale conosco Whatsapp