Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ARCARE: UM ARCABOUÇO CONCEITUAL DE ADAPTAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

ARCARE: UM ARCABOUÇO CONCEITUAL DE ADAPTAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

Frequentemente, os recursos existentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são apresentados da mesma forma para todos os alunos. Isto pode não ser útil para a aprendizagem efetiva de cada aluno. Assim, uma abordagem adotada para resolver este problema é baseada em um framework chamado ArCARE (Arcabouço Conceitual para Adaptação de Recursos Educacionais em AVAs), sendo uma estratégia que permite o desenvolvimento de sistemas que promovam a adaptação de recursos em AVAs a partir do perfil de cada aluno. Tal framework tem como objetivo a construção do conhecimento dos alunos, utilizando tecnologia de agentes que lidam com uma ontologia de Modelo Aberto de Aluno. Foram construídos dois sistemas a partir desse framework que permitem a adaptação e recomendação de recursos para alunos em AVAs. Testes foram aplicados em turmas, onde os recursos apresentados aos alunos foram atividades colaborativas chamadas Arquiteturas Pedagógicas. Obtivemos resultados positivos, apresentados no decorrer desse capítulo.

Ler mais

ARCARE: UM ARCABOUÇO CONCEITUAL DE ADAPTAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

  • Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Agentes, Adaptação de Recursos, Modelo Aberto de Aluno

  • Keywords: Virtual Learning Environments, Agents, Resources Adaptation, Open Learner Model.

  • Abstract:

    Frequently, resources in Virtual Learning Environments (VLEs) are presented in the same way to all students. This may not be useful for the effective learning of each student. Thus, an approach adopted to solve this problem is based on a framework called ArCARE (Conceptual Framework of Educational Resources Adaptation in VLEs), being a strategy that allows the development of systems that promote the adaptation of resources in VLEs from the profile of each student. Such framework aims to construct students' knowledge, using technology of agents that deal with an Open Learner Model ontology. Two systems were built from this framework that allow the adaptation and recommendation of resources for students in VLEs. Tests were applied in classes, where the resources presented to the students were collaborative activities called Pedagogical Architectures. We obtained positive results, presented throughout this chapter.

  • Número de páginas: 15

  • José Francisco de Magalhães Netto
  • Crediné Silva de Menezes
  • Vitor Bremgartner da Frota
Fale conosco Whatsapp