Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO NA CONTEMPORANEIDADE

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO NA CONTEMPORANEIDADE

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões teóricas à cerca da educação alinhada à formação do sujeito crítico com enfoque na contemporaneidade, visando propor reflexões em que se possa discutir o papel da educação no processo de formação para a criticidade assim como um enfoque no despertar para essa postura. Para tanto, buscaremos embasamento teórico que reflita a formação crítica no viés educacional, compreendendo esse processo como parte da formação para a cidadania e ainda a fim de abrir possibilidades de contribuições que visem discorrer a cerca do tema proposto elucidando algumas dúvidas nessa relação conflituosa entre educação e formação para a criticidade na contemporaneidade. O indicativo da reflexão na contemporaneidade vem com destaque neste trabalho essencialmente pelo crescimento da demanda por cidadãos mais ativos na sociedade, entendendo-a como um universo em que se constrói a partir da contribuição de cada um. Nesse sentido, esperamos contribuir nas reflexões em espaços de educação e suscitando o envolvimento de atores sociais de diferentes contextos na discussão que é atuação, emergente e necessária.

Ler mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO NA CONTEMPORANEIDADE

  • Palavras-chave: Educação; formação; sujeito crítico; contemporaneidade

  • Keywords: Education; formation; critical subject ; contemporaneity

  • Abstract:

    This article aims to present some theoretical reflections to the fence line education to the formation of critical subject with a focus on contemporary, aiming to propose reflections on which to discuss the role of education in the process of training for criticality as well as a focus on awakening this stance. To this end, we will seek theoretical basis that reflects the critical training in the educational bias, understanding this process as part of training for citizenship and in order to open possibilities for contributions aimed discourse about the theme proposed clarifying some doubts in this conflicting relationship between education and training for critical nowadays. The indicative reflection in contemporary times is highlighting this work primarily by increasing demand for more active citizens in society, understanding it as a universe in which builds on the contribution of each. In this sense, we hope to contribute reflections on education spaces and raising the involvement of stakeholders from different backgrounds in the discussion that is acting, emerging and necessary.

     

  • Número de páginas: 9

  • José Elyton Batista dos Santos
  • Manoel Messias Santos Alves
  • Bruno Meneses Rodrigues
  • Willian Lima Santos
  • Dagmar Braga de Oliveira
Fale conosco Whatsapp