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capa do ebook “NESTES MOMENTOS LÚGUBRES DE ONTEM”: LITERATURA E HISTÓRIA NAS PÁGINAS DE GUIMARÃES ROSA E NAS DE ERIC HOBSBAWM

“NESTES MOMENTOS LÚGUBRES DE ONTEM”: LITERATURA E HISTÓRIA NAS PÁGINAS DE GUIMARÃES ROSA E NAS DE ERIC HOBSBAWM

Aproveitando o ano em que se

celebram os setenta do aparecimento de

Guimarães Rosa para o grande público e a

proximidade do centenário de Eric Hobsbawm,

esta comunicação lança um confronto de

visões sobre um acontecimento específico do

Século XX — a Segunda Guerra Mundial —,

examinando-o, ora pela leitura histórica de

Hobsbawm, ora pela ficção rosiana presente

em algumas crônicas de Ave, palavra (1970).

Enquanto para a história dos movimentos

populares deste intelectual britânico o século

passado nos legou uma Alemanha como imagem

de incivilidade e de desintegração sociopolítica

produzida, sobretudo, pela ganância do

capitalismo, para o escritor mineiro, no entanto,

este país não poderia ser reduzido apenas ao

aspecto político ou a um espaço onde imperam

a opressão despótica e um povo que a aplaudia.

Rosa, cônsul no norte da Alemanha durante

este período conflituoso, cultuava a música, a

literatura e a própria língua germânica como

referências de sua criação literária, e por isso

resiste à força de Hitler edificando, no coração

dos valores nazistas, uma anti-imagem da

Alemanha num momento em que o regime

totalitário sombreava os aspectos culturais,

substituindo a História pelo mito e silenciando

as vozes contrárias aos rumos tomados pela

Deutschland como pode-se observar nas

personagens “ficcionais” de Guimarães Rosa,

pessoas comuns — tão importantes para a

metodologia histórica do autor de Tempos

interessantes (2002) — as quais, para o bem

e para o mau, compuseram os contextos do

nebuloso século XX. Assim, este trabalho

busca, com base na pesquisa bibliográfica,

uma interpretação que integre a Literatura e a

sua análise crítica ao discurso histórico, uma

vez que, seja dentro dos limites da imaginação

literária, seja no interior da narrativa histórica,

estas construções testemunhais estéticocientíficas,

forjadas por Rosa e por Hobsbawm,

propuseram e propõem, uma interpretação

mais completa de épocas como estas nossas,

verdadeiras Eras de catástrofes.

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“NESTES MOMENTOS LÚGUBRES DE ONTEM”: LITERATURA E HISTÓRIA NAS PÁGINAS DE GUIMARÃES ROSA E NAS DE ERIC HOBSBAWM

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Ave, palavra; Eric Hobsbawm; Guimarães Rosa; Século XX.

  • Keywords: Ave, palavra; Eric Hobsbawm; Guimarães Rosa; Century XX.

  • Abstract:

    Taking advantage of the year

    in which we celebrate the seventies of the

    appearance of Guimarães Rosa for the general

    public and the proximity of the centennial of

    Eric Hobsbawm, this communication launches,

    a confrontation of views on a specific event of

    the Century XX — World War II — examining

    it, sometimes by the historical reading of Hobsbawm, or by the rosy fiction present in

    some chronicles of Ave, palavra (1970). While for the history of the popular movements

    of this British intellectual the past century bequeathed to us a Germany as an image of

    incivility and sociopolitical disintegration produced, mainly, by the greed of capitalism,

    for the writer from Minas Gerais, however, this country could not be reduced only

    to the Political aspect or a space where oppressive despotism prevail and a people

    who applauded it. Rosa, a consul in northern Germany during this period of conflict,

    worshiped music, literature, and the Germanic language as references to her literary

    creation, and so resisted Hitler’s strength by building, in the heart of Nazi values, an

    anti-image of Germany at a time when the totalitarian regime shaded cultural aspects,

    replacing history with myth and silencing the voices contrary to the directions taken by

    Deutschland, as can be seen in the “fictional” characters of Rosa, ordinary people —

    so important for the Historical methodology of the author of Interesting Times (2002)

    — which, for good and bad, composed the nebulous twentieth century contests. Thus,

    this work seeks, based on the bibliographical research, an interpretation that integrates

    Literature and its critical analysis to the historical discourse, since, within the limits

    of the literary imagination, or within the historical narrative, these aesthetic-scientific

    witness constructions, forged by Rosa and Hobsbawm, have proposed and propose,

    a more complete interpretation of epochs like these ours, true Ages of catastrophes.

  • Número de páginas: 15

  • Everton Luís Farias Teixeira
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