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capa do ebook Os Pontos de Cultura e a promoção do empoderamento: leitura e produção literária como alavancas de protagonismo social

Os Pontos de Cultura e a promoção do empoderamento: leitura e produção literária como alavancas de protagonismo social

Autonomia, protagonismo e

empoderamento constituem o tripé da ação

Ponto de Cultura, que integra o programa

nacional Cultura Viva, do Ministério da

Cultura, pelo qual o governo federal deve

reconhecer a importância de organizações não

governamentais que desenvolvem atividades

culturais em nível comunitário. Por suas ações

no campo das artes e da cultura, os Pontos de

Cultura objetivam interferir na realidade de suas

comunidades, buscando uma transformação

que se efetive na prática, tal como preconizam

teóricos dos Estudos Culturais, a exemplo de

Raymond Williams e Terry Eagleton, e também

como ensinam Bauman (cultura como práxis) e

o brasileiro Paulo Freire. Este artigo atém-se à

discussão e análise de experiências de promoção

e democratização do acesso à leitura, bem

como de fomento à produção literária de grupos

costumeiramente excluídos, tais como idosos,

crianças em situação de vulnerabilidade social,

presidiários, como meio de empoderamento

e estímulo ao protagonismo social. Mais

especificamente, trata-se de experiências

desenvolvidas pelos Pontos de Cultura

Borrachalioteca, em Sabará-MG, e Barca dos

Livros, de Florianópolis-SC. O estudo é parte da

tese defendida em 2015 junto ao Programa de

Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da

Unisul. Tal pesquisa demonstrou que os Pontos

de Cultura constituem uma experiência de

exercício da democracia participativa e colocam

em prática um modelo de gestão compartilhada

de cultura em que governantes e governados

deliberam conjuntamente sobre as políticas

públicas, complementando as ações do modelo

de democracia representativa vigente no país.

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Os Pontos de Cultura e a promoção do empoderamento: leitura e produção literária como alavancas de protagonismo social

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Leitura. Pontos de Cultura. Empoderamento. Rede.

  • Keywords: Reading. Culture Points. Empowerment. Network.

  • Abstract:

    Autonomy, protagonism and

    empowerment constitute the tripod of the

    Culture Point action, which is part of the national

    program Living Culture of the Ministry of

    Culture, whereby the federal government must

    recognize the importance of non-governmental

    organizations that develop cultural activities at

    the communities. For their actions in the field of

    arts and culture, Culture Points aim to interfere

    in the reality of their communities, seeking a

    transformation that is effective in practice, as

    advocated by Cultural Studies theorists, such as

    Raymond Williams and Terry Eagleton, and also

    as they teach Bauman (culture as praxis) and

    the Brazilian Paulo Freire. This article focuses

    on the discussion and analysis of experiences

    of promoting and democratizing access to reading, as well as promoting the literary

    production of groups usually excluded, such as the elderly, children in situations of

    social vulnerability, prisoners, as a means of empowerment and stimulus to social

    protagonism. More specifically, these are experiences developed by Borrachalioteca

    Culture Point, in Sabará-MG, and Barca dos Livros, in Florianópolis-SC. The study

    is part of the thesis defended in 2015 with the Post-Graduate Program in Language

    Sciences of Unisul. The research has shown that the Culture Points constitute an

    experience of the exercise of participatory democracy and put into practice a model of

    shared culture management in which rulers and governed deliberate together on public

    policies, complementing the actions of the model of representative democracy in force

    in the country.

  • Número de páginas: 15

  • Marília Crispi de Moraes
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