Visualizações

6

EDUCAÇÃO FÍSICA, XADREZ E RENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Essa pesquisa tem como objetivo identificar a relação do xadrez com o rendimento escolar, bem como os benefícios que esse esporte pode trazer para crianças que praticam o xadrez regularmente, tanto na percepção dos professores como na percepção dos próprios alunos. Foram comparadas as notas dos alunos entrevistados com a média nacional, estadual e municipal, onde as notas dos enxadristas estiveram muito acima da média. Constatando que o xadrez é um dos meios alternativos que pode contribuir de forma significante para o rendimento escolar. Os dados foram coletados através de entrevista e questionário semiestruturados, em locais e horários agendados com os participantes desse estudo, segundo a disponibilidade de cada um. Os resultados obtidos demonstram que a participação dos alunos nas Escolinhas de Xadrez trouxe grandes melhorias e mudanças de comportamento dos participantes, sendo na concentração, atenção, disciplina, paciência, melhoramento nas notas, principalmente em matérias exatas. Muitos relataram que o xadrez contribui bastante no desenvolvimento cognitivo, para resolver problemas no dia a dia e tomar decisões com maior facilidade. 

EDUCAÇÃO FÍSICA, XADREZ E RENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DOI: 10.22533/at.ed.4711920086

Palavras chave: Xadrez. Rendimento Escolar. Atividades Enxadristicas.

Keywords: Chess. School Performance. Activities Enxadristicas.

Abstract:

This research aims to identify the relationship of chess with school performance, the benefits that sport can bring to children who play chess regularly, both in the perception of teachers as the students’ own perceptions. We compared the scores of students interviewed with the national average, state and municipal levels, where chess players’ scores were well above average. Noting that chess is one of the alternative means that can contribute significantly to academic performance. Data were collected through interviews and semi-structured, in places and times scheduled with the participants of this study, according to the availability of each. The results show that the participation of students in Schools of Chess, brought great improvements and changes in the behavior of participants, concentration, attention, discipline, patience, improvement in grades, especially in exact materials. Many reported that chess helps greatly in cognitive development, problem solving on a daily basis and make decisions more easily.

Autores

  • Aguinaldo Cesar Surdi
  • Bryan Kenneth Marques Pereira
  • George Tawlinson Soares Gadêlha
  • Jorge Alexandre Maia de Oliveira
  • Karluza Araújo Moreira Dantas
  • Thaís Maira de Moraes