Visualizações

1

A formação inicial em Educação Física e a Educação de Jovens e Adultos no estágio supervisionado

A pesquisa intitulada “O profissional de Educação Física e a Educação de Jovens e Adultos”, desenvolvida no Centro Universitário Facex – UNIFACEX, no período de 2017 a 2018, é oriunda do Programa de Iniciação Científica (PROIC) da instituição. A investigação busca desvelar as implicações entre a formação inicial em Educação Física, por meio do componente curricular Educação Física para Jovens e Adultos, e a atuação profissional na Educação Física na EJA, através do estágio supervisionado obrigatório III. O percurso metodológico contou com o Estudo de casos múltiplos (YIN, 2005), além do questionário e da observação como instrumento de coleta de dados. Dentre as ações desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2017 elencou-se a sistematização das Práticas como Componente Curricular (PCC) e a promoção de debates sobre as problemáticas da EJA (tais como evasão e heterogeneidade) que propuseram reflexões sobre o direcionamento da prática pedagógica do estágio supervisionado na EJA. Logo, as conclusões parciais da pesquisa apontam uma perspectiva positiva na formação profissional para atuar na Educação Física na EJA, construindo elementos didáticos de forma sistematizada, compreendendo o perfil do aluno da EJA e respeitando-o no processo de aprendizado. Caracterizando um quadro de qualificação da formação inicial para atuar nesta modalidade com autonomia, na busca de ações exitosas.

A formação inicial em Educação Física e a Educação de Jovens e Adultos no estágio supervisionado

DOI: Atena

Palavras chave: Educação Física; Formação Inicial; Educação de Jovens e Adultos.

Keywords: Atena

Abstract:

Atena

Autores

  • Fábio Wesley Marques dos Reis
  • Joyce Mariana Alves Barros
  • JOYCE MARIANA ALVES BARROS