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capa do ebook A APRENDIZAGEM DA ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DO SUJEITO SURDO

A APRENDIZAGEM DA ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DO SUJEITO SURDO

Considerando a linguagem como

atividade constitutiva do homem, portanto,

imprescindível para a construção de sua

identidade enquanto ser ativo e responsivo

este trabalho tem como objetivo analisar

aprendizagem da escrita em português do sujeito

surdo e as implicações disso em sua trajetória

social. Nesta pesquisa pretende-se realizar um

estudo de caso, de caráter qualitativo que permite

o acesso a uma diversidade de fontes a serem

analisadas dentro de uma concepção dialógica

de discurso, procurando sempre trabalhar com

um sujeito surdo situado, considerando as

situações de interações discursivas situadas.

Nesta pesquisa serão utilizadas duas fontes

teóricas: Análise Dialógica do Discurso ((BRAIT,

2006), através da qual será feita a análise

dos textos escritos dos sujeitos da pesquisa,

considerando que o analista deve deixar que

“os discursos revelem sua forma de produzir

sentido, a partir do ponto de vista dialógico,

num embate”. (BRAIT, 2006, p.), (Bakhtin,

2008); e o Bilinguismo, (QUADROS, 1997,

2012), (SKLIAR ET AL, 1995),(SACKS, 1998),

(BOTELHO, 2013), (SANTANA, 2007), que

dá um direcionamento aos estudos sobre língua

de sinais como primeira língua para o sujeito

surdo, criando neste, uma autoconfiança e um

preparo linguístico e cognitivo necessários ao

aprendizado de outras línguas. O universo da

pesquisa se constituirá de cinco sujeitos surdos

graduados, residentes na cidade de Macapá,

no Estado do Amapá

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A APRENDIZAGEM DA ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DO SUJEITO SURDO

  • DOI: 10.22533/at.ed.7741905064

  • Palavras-chave: surdez, escrita, língua portuguesa, língua de sinais, bilinguismo.

  • Keywords: deafness, writing, Portuguese language, sign language, bilingualism.

  • Abstract:

    Considering language as a

    constitutive activity of man, therefore, essential

    for the construction of his identity as an active

    and responsive being, this work aims to

    analyze learning of Portuguese writing of the

    deaf subject and the implications of this in his

    social trajectory. In this research we intend to

    carry out a qualitative case study that allows

    access to a diversity of sources to be analyzed

    within a dialogical conception of discourse,

    always seeking to work with a situated deaf

    subject, considering the situations of discursive

    interactions located . In this research two

    theoretical sources will be used: Dialogical

    Discourse Analysis (BRAIT, 2006), through which the written texts of the subjects of

    the research will be analyzed, considering that the analyst should let “the discourses

    reveal their way of producing meaning , from the point of view of dialogue, in a clash.

    “(BRAIT, 2006, p.), (Bakhtin, 2008), and Bilingualism, (SKLIAR ET AL, 1995), (SACKS,

    1998), (SANTANA, 2007), which gives a direction to the studies on sign language as

    the first language for the deaf subject, creating in this one, a self-confidence and a

    linguistic and cognitive preparation necessary for the learning of others The research

    universe will consist of five deaf graduated subjects, living in the city of Macapá, in the

    State of Amapá.

  • Número de páginas: 15

  • MIRIAM MAIA DE ARAUJO PERIRA
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