Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook As Crianças da era das Mídias Digitais e sua relações com a Leitura Literária

As Crianças da era das Mídias Digitais e sua relações com a Leitura Literária

Com os avanços tecnológicos no

mundo contemporâneo é inegável a presença

de novas e variadas tecnologias no cotidiano

da grande maioria das crianças, onde o uso

da internet, das redes sociais, dos sites e

jogos online vêm ganhando cada vez mais

espaço e, consequentemente, acentuando a

distância da leitura literária que é ofertada no

âmbito da Escola. Este artigo discorre sobre

a relação do público infantojuvenil em relação

à leitura literária, na era das mídias digitais,

cujo objetivo é compreender o estabelecimento

de um diálogo entre as mídias digitais e a

formação do leitor. As discussões colocadas em

pauta, neste texto, buscam saber como fazer

uso dos suportes tecnológicos com os quais

as crianças e adolescentes estão habituados,

e transformá-los em gatilho motivador que

potencialize o desenvolvimento de habilidades

leitoras. Para encontrar respostas realizou-se

uma pesquisa bibliográfico em diversos teóricos

e pesquisadores que discutem literatura e

mídias. Após a referida pesquisa, concluiuse

que a escola precisa preparar-se mais

para receber as crianças da era tecnológica

informacional, que já chegam à sala de aula

com um repertório midiático, porém sem saber

fazer a ligação entre as mídias e a leitura de

livros literários.

Ler mais

As Crianças da era das Mídias Digitais e sua relações com a Leitura Literária

  • DOI: 10.22533/at.ed.77419050616

  • Palavras-chave: Crianças. Leitura literária. Mídias Digitais.

  • Keywords: Children. Literary reading. Digital Media.

  • Abstract:

    With the technological advances

    in the contemporary world, the presence of new

    and varied technologies in the daily life of the

    vast majority of children is undeniable, where

    the use of the internet, social networks, sites

    and online games has been gaining more and

    more space and, consequently, accentuating

    the distance of the literary reading that is offered

    within the scope of the School. This article

    discusses the relation of the children and the

    public in relation to literary reading, in the era of

    digital media, whose objective is to understand

    the establishment of a dialogue between digital

    media and the formation of the reader. The

    discussions in this article seek to know how to

    make use of the technological supports with

    which children and adolescents are accustomed,

    and to turn them into a motivating trigger that

    enhances the development of reading skills. To find answers, a bibliographical research

    was carried out in several theorists and researchers who discuss literature and media.

    After this research, it was concluded that the school needs to prepare itself more to

    receive the children of the informational technological era, who already arrive at the

    classroom with a media repertoire, but without knowing how to make the connection

    between the media and the reading of literary books.

  • Número de páginas: 15

  • Francisca Rodrigues Lopes
  • Elizângela Silva de Sousa Moura
  • Liliane Rodrigues de Almeida Meneses
Fale conosco Whatsapp