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capa do ebook MATERIAIS DE PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – ELE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

MATERIAIS DE PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – ELE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

A Constituição da República

Federativa do Brasil, de 1988, referenda uma

educação que desenvolva a capacidade crítica

dos alunos de modo que consigam realizar

suas atividades diárias. Do mesmo modo,

a Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Nacional (LDBN), de 1996, reafirma a oferta

de uma educação que prepare os alunos para

viver em uma sociedade onde a produção

de textos escritos tem o poder de reivindicar

direitos políticos e sociais. É por isso que

levando em consideração os dias atuais, com

a necessidade de formar alunos capazes de

exercer a cidadania – que significa fazer com

que tenham consciência de seus direitos,

sejam políticos ou civis, e consigam reivindicálos –, a aprendizagem da escrita através dos

gêneros textuais entra como uma possibilidade

para alcançar tais objetivos. Nesse sentido,

este trabalho visa, tomando como ponto de

partida os documentos oficiais para o ensino

de Espanhol como Língua Estrangeira – ELE,

assim como os supras citados, fazer propostas

didáticas de aprendizagem de gêneros textuais

que possibilitem aos alunos lograr êxito nas

suas ações nas diferentes esferas sociais. Para

tanto, pretendemos fazer algumas abordagens

prévias que consideramos necessárias para

uma maior compreensão das propostas aqui

apresentadas. De esta forma, queremos

contribuir com o ensino de gêneros textuais

na modalidade escrita nas aulas de ELE, ao

considerar que as aulas de língua estrangeira

podem ser também um espaço fundamental

para conseguir objetivos além da competência

linguística.

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MATERIAIS DE PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – ELE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • DOI: 10.22533/at.ed.77419050640

  • Palavras-chave: Documentos Oficiais; Formação Cidadã; Ensino de ELE; Ensino de Gêneros Textuais Escritos.

  • Keywords: Official documents; Citizen Training; Teaching IT; Teaching of Written Genres.

  • Abstract:

     The Constitution of the Federative

    Republic of Brazil, 1988, refers to an education

    that develops the critical capacity of students

    so that they can carry out their daily activities.

    Likewise, the 1996 Guidelines and Bases of

    the National Education Act (LDBN) reasserts

    the provision of an education that prepares

    students to live in a society where the production

    of written texts has the power to claim political

    and social rights. That is why, taking into

    account the present time, with the need to train

    students capable of exercising citizenship - that

    is, making them aware of their rights, be they

    political or civil, and able to claim them -, writing 

    through textual genres becomes a possibility to achieve such goals. In this sense, this

    essay aims to make the official documents for the teaching of Spanish as a Foreign

    Language – SFL a starting point, as well as the aforementioned ones, so as to offer

    didactic proposals for the learning of textual genres that enable students to succeed in

    their actions in different social spheres. Therefore, we intend to make some previous

    approaches that we consider necessary for a better understanding of the proposals

    made. In this way, we want to contribute to the teaching of textual genres in the modality

    written in SFL classes, considering that foreign language lessons could be also an

    important space to obtain objectives beyond linguistic competence.

  • Número de páginas: 15

  • Cristina Corral Esteve
  • Carlos Silva
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