Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook LITERATURA E OUTRAS ARTES: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

LITERATURA E OUTRAS ARTES: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

Este trabalho apresenta uma

estratégia de aprendizagem de comprovado

êxito na Escola Estadual Fernando Corrêa,

de Três Lagoas/MS. Podemos afirmar que,

em nossa experiência, construímos uma

sequência didática em diálogos com os

jovens estudantes, na qual o processo de

aprendizagem democrática formou uma

identidade cultural na unidade escolar. A

estrutura interdisciplinar, nessa metodologia

ativa (Berbel, 2011), partiu de dois objetivos:

motivar o jovem estudante a ser protagonista,

na interação com a comunidade escolar; e

favorecer apropriação de patrimônio cultural

regional e nacional, com um acervo musical

diferente daqueles oriundos de uma cultura de

massa, estabelecendo diálogos entre música

e literatura. Nessa perspectiva, contemplamos

as diversidades culturais e de linguagens (Rojo

e Moura, 2012). Atingimos resultados maiores

que nossos objetivos iniciais, entre valores

humanos, críticos e estéticos (Freire, 1996).

Encontramos vozes e quebramos paradigmas,

motivamos a permanência e progressão do

estudante. Contribuímos para a valorização da

língua, da literatura e da arte.

Ler mais

LITERATURA E OUTRAS ARTES: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

  • DOI: 10.22533/at.ed.77419050635

  • Palavras-chave: Literatura; Pesquisa; Multiletramento; Protagonismo.

  • Keywords: Atena

  • Abstract:

     This work presents a successful

    learning strategy at the Fernando Corrêa State

    School, Três Lagoas / MS. In our experience,

    we constructed a didactic sequence in dialogues

    with the young students, in which the democratic

    learning process formed a cultural identity in the

    school unit. The interdisciplinary structure, in this

    active methodology (Berbel, 2011), started from

    two objectives: to motivate the young student

    to be protagonist, in the interaction with the

    school community; and favor the appropriation

    of regional and national cultural heritage,

    with a different musical collection from those

    originating from a mass culture, establishing

    dialogues between music and literature. From

    this perspective, we contemplate the cultural

    and language diversities (Rojo and Moura,

    2012). We achieve greater results than our

    initial goals, between human, critical and

    aesthetic values (Freire, 1996). We find voices

    and break paradigms, motivate the student’s

    permanence and progression. We contribute to

    the appreciation of language, literature and art.

  • Número de páginas: 15

  • Vitória Regina Xavier da Silva
Fale conosco Whatsapp