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capa do ebook COMPOSTAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO

COMPOSTAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO

A compostagem é uma importante

aliada do desenvolvimento sustentável e

pode ser utilizada como um recurso didático

não convencional, que esta contemplada no

tema transversal da Educação Ambiental nos

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O

projeto foi desenvolvido no Núcleo de Estudos

Integrados (NEI) do Instituto Federal de

Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

– campus São Raimundo das Mangabeiras,

com turmas do 3º ano do ensino médio e

docentes de química, biologia e geografia do

instituto. A pesquisa foi realizada com aplicação

de questionários e mini-testes pré e pós a

implementação de uma oficina interdisciplinar,

que contemplava conhecimentos de biologia,

química e geografia relacionados ao processo

de compostagem. Apesar dos discentes

da zona urbana terem apresentado maior

conhecimento prévio com relação ao processo

de compostagem, verificou-se que este

conhecimento ainda é incipiente, visto que

muitos desconhecem esta prática. Após a

realização da oficina, verificou-se que houve um

aumento no percentual de acertos das questões

do mini-teste e do questionário pré e pósimplementação.

Isso permitiu afirmar que esta

prática pedagógica contribuiu para aquisição

de conhecimentos pelos discentes. Todos os

docentes pesquisados declararam que suas

aulas de biologia, química, e geografia estão

relacionadas ao processo de compostagem.

No entanto, apenas 37,5% dos professores já

abordaram o tema durante suas aulas, sendo

que desses, nenhum são da área de química e

geografia.

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COMPOSTAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO

  • DOI: 10.22533/at.ed.45019050713

  • Palavras-chave: Composteira. Educação ambiental. Prática pedagógica. Resíduos orgânicos.

  • Keywords: Compost. Environmental Education. Pedagogical Practice. Organic Waste.

  • Abstract:

    Organic composting is important allied to sustainable development. It

    can be used as an unconventional didactic resource, which is contemplated in the

    transversal theme of Environmental Education in National Curricular Parameters (PCNs).

    The project was developed at the Nucleus of Integrated Studies (NEI) of the Federal

    Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA) - São Raimundo

    das Mangabeiras. It involved third year high school classes and professors of chemistry,

    biology and geography of the institute. The research was carried out with the application

    of quizzes, and pre- implementation and post-implementation interdisciplinary minitests

    about biology, chemistry and geography related to organic composting. The urban

    area students have more significant previous knowledge throughout the composting

    concept. After the workshop, the percentage of correct answers on the mini tests and

    quizzes increased comparing pre and post-implementation. This allowed us to affirm

    that this pedagogical practice contributed to students knowledge. Teachers declared

    that their biology, chemistry and geography classes are related to the composting

    process. Despite teachers had declared that their Biology, Chemistry and Geography

    classes concerned the composting process. Only 37.5% of teachers had addressed

    such themes during their classes, none of which taught Chemistry or Geography.

  • Número de páginas: 15

  • Celandia de Carvalho Barros
  • Rafael Fonsêca Zanotti
  • Pedro Filipe Ribeiro Araújo
  • Ludymila Brandão Motta
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