Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook As avaliações externas e suas repercussões na rotina da equipe pedagógica

As avaliações externas e suas repercussões na rotina da equipe pedagógica

Objetivou-se analisar as

repercussões que as avaliações externas

apresentam na rotina da equipe pedagógica.

Para tanto, contou-se com a caracterização da

chamada cultura do desempenho (SANTOS,

2002, 2004) e performatividade (BALL, 2005,

2010) impostas por tais avaliações. Quanto

à metodologia, destaca-se que os sujeitos

entrevistados faziam parte de uma mesma

instituição de ensino, sendo profissionais do

quadro efetivo desta escola. Tais sujeitos

de pesquisa apresentaram como a equipe

pedagógica faz uso dos indicadores e índices

pressupostos pelas avaliações externas,

reorientando o trabalho docente dos professores

da instituição. Nesse contexto, o professor sofre

grande influência da cultura de desempenho,

sendo avaliado a partir dos resultados que seus

alunos obtêm nestas avaliações. Ressaltase,

assim, a importância de estudos mais

aprimorados sobre as questões que tratam

das repercussões das avaliações externas no

ambiente escolar.

Ler mais

As avaliações externas e suas repercussões na rotina da equipe pedagógica

  • DOI: 10.22533/at.ed.77419050615

  • Palavras-chave: Avaliações externas. Cultura de desempenho. Equipe pedagógica.

  • Keywords: External evaluations. Performance culture. School professionals.

  • Abstract:

    The objective was to analyze the

    repercussions that the external evaluations

    present in the daily life of the professionals of

    the school. Characteristics of performance

    culture (Santos, 2002, 2004) and performativity

    (Ball, 2005, 2010) was discussed. Regarding

    the methodology, it is known that the subjects

    interviewed were part of the same teaching

    institution, being professionals of the effective

    staff of this school. The research subjects

    presented how the school professionals makes

    use of the indicators and indexes established by

    the external evaluations, reorienting the teaching

    work of the institution’s teachers. Therefore, the

    teacher suffers great influence of the culture of

    performance, being evaluated from the results

    that his students reach in these evaluations. It is

    known that there is a need for better studies on

    the issues that address the impact of external

    evaluations on school issues

  • Número de páginas: 15

  • Priscila Adriana Silva Sacramento
  • Janaína Arostilde Belmiro
  • Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
Fale conosco Whatsapp