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capa do ebook “ELES NÃO GOSTAM DE LER”: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

“ELES NÃO GOSTAM DE LER”: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Traçando problemas de leitura

encontrados no Brasil, principalmente no viés

do desinteresse, a presente pesquisa objetiva

compreender quais estratégias de incentivo

à leitura professores de Língua Portuguesa,

de vários níveis da educação básica e com

diferentes períodos de atuação, utilizam ou

não durante as aulas, bem como analisar o

que estudantes dizem sobre suas práticas

leitoras e se, de fato, os docentes mantêm essa

preocupação. Para obtenção dos dados foram

aplicados questionários aos participantes da

pesquisa: quatro professores e uma turma de

cada um deles, totalizando 99 alunos, sendo

feita uma análise de suas respostas, com base

em teóricos como Solé (2012) e Kleiman (2016),

que discutem a leitura escolar. Os resultados

mostraram uma face inversa e inesperada:

a maioria dos professores afirmou que seus

alunos não gostam de ler, enquanto eles

disseram que gostam, que acham interessante,

mas aquilo que leem em casa e não na escola.

Tais resultados revelam o fato da escolarização

da leitura ser um empecilho na formação leitora,

evidenciando que o letramento escolar diverge,

da realidade dos alunos. Percebe-se ainda que,

independentemente do tempo de docência,

os professores afirmam utilizar estratégias

diversas, mas os estudantes não as identificam

no cotidiano em sala de aula.

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“ELES NÃO GOSTAM DE LER”: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • DOI: 10.22533/at.ed.7741905061

  • Palavras-chave: Formação Leitora. Letramento. Práticas de Incentivo à Leitura. Escolarização da Leitura.

  • Keywords: Reader Formation. Literacy. Reading Encouragement Strategies. Reading Schooling.

  • Abstract:

    Tracing reading problems found

    in Brazil, especially through the lack of interest

    bias, this present research has the objective of

    understanding which reading encouragement

    strategies Portuguese Language teachers, in

    various elementary school levels and different

    acting periods, use or not during their classes, as well as analyzing what students have

    to say about their reading practices and if, indeed, the teachers hold this concern. To

    gather the data, questionnaires were applied to those who participated in the research,

    being four teachers and one class from each of them, totaling 99 students, and having

    their answers analyzed based on academics such as Solé (2012) and Kleiman (2016)

    who discuss the matter of school reading. The results show an inverse and unexpected

    face: most teachers affirmed their students do not like to read, while they said they

    like to, find it interesting, but they like what they read at home, not at school. Such

    results address the fact that reading schooling is a hinderance in the reader formation,

    evidencing that school literacy diverges from the students’ reality. It is noticeable, still,

    that regardless the teaching time, the teachers claim to use diverse strategies, but the

    students do not identify them in their everyday life in the classroom.

  • Número de páginas: 15

  • Isabela Giacomini
  • Laila Wilk Santos
  • Lucas Arruda Tacla
  • Theodora Rosskamp Kalbusch
  • Rosana Mara Koerner
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