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capa do ebook ÍNDIO SURDO E EDUCAÇÃO BÁSICA EM SUAS (DES)IDENTIFICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO

ÍNDIO SURDO E EDUCAÇÃO BÁSICA EM SUAS (DES)IDENTIFICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO

A maneira como a sociedade

majoritariamente ouvinte enxerga o surdo, o

índio surdo, estabelece práticas didáticas que

insistem em reverberar discursos que ressoam

na representação patologizante do sujeito da

falta, “anormal” (FOUCAULT, 1997), aquele

que precisa ser corrigido (FOUCAULT, 1987),

e para isso precisa aprender a falar, a escrever,

a ser como os “normais”, como “ouvintes”. Ao

observar isso sob o viés da Análise do Discurso

de vertente francesa, este artigo busca

entender como se dá a representação do índio

surdo inserido no ensino educacional regular e

como o discurso colonialista de poder assujeita

o sujeito e (des)constrói vontades de verdades

no bojo da sociedade hegemônica. Por meio

do gesto interpretativo com aporte teórico

transdisciplinar, que comunga de concepções

discursivas advindas da Análise do Discurso

e dos estudos culturalistas observa-se a

constituição identitária do sujeito surdo terena,

residentes na aldeia Cachoeirinha, município de

Miranda/MS, destacando as (des)identificações

dentro do processo de ensino-aprendizagem.

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ÍNDIO SURDO E EDUCAÇÃO BÁSICA EM SUAS (DES)IDENTIFICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO

  • DOI: 10.22533/at.ed.77419050629

  • Palavras-chave: Identidade; Educação de Surdos; Surdo Terena.

  • Keywords: Identity; Education of the Deaf; Deaf Terena.

  • Abstract:

    The way most society listens to

    the deaf, the deaf Indian, establishes didactic

    practices that insist on reverberating discourses

    that resonate in the pathological representation

    of the subject of the “abnormal” fault (Foucault

    1997), the one that needs to be corrected

    Foucault, 1987), and for this he must learn

    to speak, to write, to be like the ‘normal’, as

    ‘listeners’. Looking at this under the bias of

    French Discourse Analysis, this article seeks

    to understand how the representation of the

    deaf Indian inserted in regular educational

    education occurs and how colonialist discourse

    of power assuages the subject and (des) builds

    wills of truths in the of the hegemonic society.

    By means of the interpretative gesture with a

    transdisciplinary theoretical contribution, which

    shares the discursive conceptions derived from

    Discourse Analysis and culturalist studies, the

    identity constitution of the deaf Terena subject

    residing in the village of Cachoeirinha, Miranda

    / MS, stands out. ) identifications within the

    teaching-learning process.

     

  • Número de páginas: 15

  • Michelle Sousa Mussato
  • Claudete Cameschi de Souza
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