Visualizações

23

Desafios e perspectivas para a inserção de programas educacionais no Geoparque Ciclo do Ouro, Guarulhos-SP

Geoparque é uma área bem delimitada que visa à proteção do patrimônio (geológico, histórico, turístico, etc.), a promoção da educação em geociências ao público em geral e o desenvolvimento sustentável da comunidade por meio do geoturismo. Para tal êxito, os programas educacionais desenvolvidos pelos gestores dos geoparques assumem vital importância, pois permitem educar e sensibilizar moradores e visitantes em temáticas geológicas e ambientais. Este trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades e desafios para o desenvolvimento de programas educacionais relacionados à implementação do Geoparque Ciclo do Ouro, Guarulhos (SP). Os resultados apresentados sugerem que o poder público deve assumir na gestão um papel relevante e propositor de estratégias de conservação do patrimônio geológico, educação e desenvolvimento sustentável do território

Desafios e perspectivas para a inserção de programas educacionais no Geoparque Ciclo do Ouro, Guarulhos-SP

DOI: 10.22533/at.ed8421905065

Palavras chave: Ensino em Geociências, Geoparque Ciclo do Ouro, Geoconservação, Geoturismo.

Keywords: Geosciences education, Gold Cycle Geopark, Geoconservation, Geotourism.

Abstract:

Geoparks aims to protect the heritage (geological, historical, tourism) and promote Geoscience education to the general public and sustainable development of the community through geotourism. To this purpose, the educational programs developed by the geopark managers are vitally important because they can educate and sensitize residents and visitors on geological and environmental issues. This work aims to analyze the possibilities and challenges for the development of educational programs related to the implementation of the Gold Cycle Geopark, in Guarulhos, State of São Paulo. The results suggest that the public authorities must assume an important role in the management and propose strategies of geoconservation, in the education and in the sustainable development of the territory.

Autores

  • Anderson Targino da Silva Ferreira
  • Denise de La Corte Bacci
  • Fabíola Menezes dos Santos