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capa do ebook AS FACETAS DA CONTEMPORANEIDADE. O DIALOGISMO DIGITAL PARA OS ALUNOS: O FACEBOOK E A POESIA VIRAL

AS FACETAS DA CONTEMPORANEIDADE. O DIALOGISMO DIGITAL PARA OS ALUNOS: O FACEBOOK E A POESIA VIRAL

Em constante evanescência, a

sociedade ver paradigmas serem derrubados

e erguidos rapidamente. Com o avanço da era

digital foram surgindo novas faces nos âmbitos

sociais; como meios de produção e comunicação,

profissões e as necessidades do homem

moderno. Essas alterações não se restringem

apenas ao mundo tecnicista, o domínio artístico

também traz em si essas novidades. Dentro da

literatura destaca-se a Poesia Viral, oriunda das

redes sociais, essa modalidade literária tem

ganhado mais força e ignorá-la significa virar

os olhos para a sociedade e seu momento.

Baseado nos documentos oficiais, BNCC

(2018) e OCEM (2006) propomos o estudo

dessa faceta da literatura contemporânea, que

em oposição a maioria das escolas literárias

já discutidas em sala, encontra-se próxima

do aluno. Mais que tornar-se resiliente a essa

nova manifestação é importante trabalhar com

as produções através de sua fonte, as redes

sociais, pois mais que poesias elas são objetos

de discussões, reflexões e apreciação nesse

espaço democrático. Fundamentado em Rojo

(2012) e em Couto (2014), aliamos esse ensino

a utilização do Facebook como ferramenta

pedagógica, bem como, respaldando-nos

nas concepções de Bakhtin (1997) acerca de

gêneros discursivos, propomos fazer do aluno

não só um agente passivo do conhecimento

literário, mas que ele possa tomar a postura de

criador em uma plataforma que transcende os

muros escolares.

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AS FACETAS DA CONTEMPORANEIDADE. O DIALOGISMO DIGITAL PARA OS ALUNOS: O FACEBOOK E A POESIA VIRAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.77419050641

  • Palavras-chave: Literatura contemporânea. Poesia Viral. Facebook. Ensino.

  • Keywords: Contemporary literature. Viral Poetry. Facebook. Teaching.

  • Abstract:

    In constant evanescence, society

    sees paradigms being overturned and erected

    quickly. With the advancement of the digital

    age, new faces appeared in the social spheres;

    as means of production and communication,

    professions and the needs of modern man.

    These changes are not restricted only to the

    technicist world, the artistic domain also brings

    these novelties. Within the literature the Viral 

    Poetry stands out, arising from social networks, this literary modality has gained more

    force and to ignore it means to turn the eyes to the society and its moment. Based on the

    official documents, BNCC (2018) and OCEM (2006), we propose the study of this facet

    of contemporary literature, which, in opposition to most of the literary schools already

    discussed in the classroom, is close to the student. More than becoming resilient to

    this new manifestation it is important to work with productions through its source, social

    networks, because more than poetry they are objects of discussion, reflections and

    appreciation in this democratic space. Founded on Rojo (2012) and Couto (2014), we

    have allied this teaching with the use of Facebook as a pedagogical tool, and, based on

    Bakhtin’s (1997) conceptions about discursive genres, we propose to make the student

    not only an passive agent of literary knowledge, but he can take the position of creator

    on a platform that transcends school walls.

  • Número de páginas: 15

  • Ana Cristina dos Santos
  • Raquel Araújo Luna
  • Rideusa Caroline Correia do Nascimento
  • Regimário Costa Moura
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