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capa do ebook DETECÇÃO AUTOMÁTICA E DINÂMICA DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES EM SISTEMAS DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO MODELOS OCULTOS DE MARKOV E APRENDIZAGEM POR REFORÇO

DETECÇÃO AUTOMÁTICA E DINÂMICA DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES EM SISTEMAS DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO MODELOS OCULTOS DE MARKOV E APRENDIZAGEM POR REFORÇO

Os Sistemas de Gestão de

Aprendizagem (Learning Management Systems

- LMS) surgiram para auxiliar o processo ensinoaprendizagem

na Educação à Distância (EaD).

Os LMS são ferramentas essenciais no processo

da EaD, mas eles não oferecem um suporte

adequado ao usuário, já que o mesmo conteúdo

é apresentado para todos os estudantes.

Sendo assim, a adaptação desses sistemas

ao estudante, de acordo com seu Estilo de

Aprendizagem (EA), tem sido frequentemente

discutida. Para realizar a adaptação, o sistema

deve conhecer o EA do aluno. Dessa forma,

diversas abordagens para detecção automática

de EA vêm sendo estudadas. A abordagem

proposta neste trabalho utiliza Modelos Ocultos

de Markov (HMM) e uma abordagem por reforço

para detectar o EA do estudante. A inferência

do EA é realizada pelo Algoritmo de Viterbi. Os

resultados obtidos apresentam média de 91%

de inferências corretas, demonstrando ser uma

abordagem eficaz para a utilização em LMS.

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DETECÇÃO AUTOMÁTICA E DINÂMICA DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES EM SISTEMAS DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO MODELOS OCULTOS DE MARKOV E APRENDIZAGEM POR REFORÇO

  • DOI: 10.22533/at.ed.3881903042

  • Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem. Modelos Ocultos de Markov. Aprendizagem por Reforço. Sistemas de Gestão de Aprendizagem.

  • Keywords: Learning Styles. Hidden Markov Models. Reinforcement Learning. Learning Management Systems.

  • Abstract:

    Learning Management Systems

    (LMS) have emerged to support the teachinglearning

    process in Distance Education (EAD).

    LMS are essential tools in the EAD process,

    but they do not offer adequate support to the

    user, since the same content is presented to all

    students. Thus, the adaptation of these systems

    to the student, according to their Learning Style

    (EA), has been frequently discussed. To perform

    the adaptation, the system must know the

    student’s EE. In this way, several approaches

    for automatic detection of AE have been studied.

    The approach proposed in this work uses Hidden

    Markov Models (HMM) and a reinforcement

    approach to detect student AE. The inference

    of EA is performed by the Viterbi Algorithm.

    The obtained results present a 91% average

    of correct inferences, proving to be an effective

    approach for the use in LMS.

  • Número de páginas: 15

  • Luciana Pereira de Assis
  • Alessandro Vivas Andrade
  • Cristiano Grijó Pitangui
  • Arthur Machado França de Almeida
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