Dúvidas Frequentes

Recebi um convite para publicar meu artigo científico em um e-book da Atena Editora. Qual o procedimento para aceitar?

Para aceitar o convite deverá responder o e-mail que enviamos, manifestando interesse pela publicação, assim, poderemos encaminhar o tutorial e todas as informações necessárias para que a submissão e a publicação sejam realizadas.

Porque é necessário pagar para publicar meu artigo?

Publicar implica custos. Os periódicos de assinatura recuperam os custos de publicação cobrando uma taxa para acessar o conteúdo. Uma vez que o nosso conteúdo é Open Acess (Acesso Aberto) e está disponível sem restrições, os custos são pagos por meio das taxas de processamento de artigos, também conhecida pela sigla em inglês APCs (Article Processing Charges). APCs são cobradas após a aceitação do artigo, antes da publicação, e variam de acordo com a editora e/ou periódico. Também existem periódicos cujos custos de processamento e publicação são cobertos por outras fontes, por exemplo, um patrocinador como uma sociedade, e por isso não cobram uma APC.

O que uma APC cobre? Além do acesso permanente, imediato e mundial ao texto completo do artigo, a APC cobre: revisão por pares, apoio administrativo, comissionamento de conteúdo, desenvolvimento do periódico, desenvolvimento, manutenção e operação do sistema online da editora e websites, diagramação e marcação de artigos e inclusão em serviços de indexação, iniciativas para garantir que leitores e autores conheçam o trabalho publicado no periódico, resposta a autores e leitores, entre outros. Disponível em: https://www.springer.com/br/authors-editors/authorandreviewertutorials/open-access/article-processing-charges/12011754

Acesso em: 04 jul. 2019.

Como o meu artigo foi localizado pela Atena Editora?

Através da Certidão de Registro ou Averbação de Direitos Autorais nº 779.827, Livro: 1.514, Folha: 37 (Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional, Escritório de Direitos Autorais), a Atena Editora detém os Direitos Autorais sobre sua Campanha Publicitária, o que inclui a triagem de artigos e similares através de mecanismos de busca na Internet, como portal periódicos CAPES, catálogos de teses e dissertações, anais de congressos e outros, para posterior envio de e-mail convite para os autores, a fim da publicação dos artigos selecionados em nossas obras. Desta forma, nosso departamento de seleção tria os trabalhos conforme citado e envia o convite.

Quantos artigos/autores irão compor o e-book?

Trabalhamos com a publicação de no mínimo 10 artigos por livro, sendo que cada artigo pode contar com no máximo 12 (doze) autores, salvo casos especiais.

Qual o número mínimo e máximo de páginas para cada artigo?

Para submissão de artigo científico o mínimo é de seis páginas e o máximo de 15 páginas. Para submissão de resumo expandido o mínimo é de três páginas e o máximo de quatro.

Quem é o organizador do e-book?

A princípio o livro está sendo organizado por membros do Conselho Editorial da área correlata ao livro, após o período de submissão e a partir dos temas específicos dos artigos recebidos será indicado um organizador que apresente maior aderência a área.

Ao concordar com a submissão eu cedo os direitos autorais do meu artigo para a Atena Editora?

Não, a cessão é apenas para a publicação da obra em questão, os direitos autorais permanecem com o autor, ou seja, o Copyrigh do texto permanece com o autor e o Copyright do e-book pertence a Atena Editora.

Se eu publicar o mesmo artigo que apresentei no Congresso no e-book da Atena Editora, configura “autoplágio”?

Não há uma regra universal, nem uma legislação específica sobre publicações dobradas. Fato é que alguns periódicos com alto FI só aceitam textos inéditos, enquanto a maior parte de livros e eventos aceitam.

No próprio site da scielo, encontramos que:

“[…] O percurso natural de um texto científico de boa qualidade é ser publicado em anais de encontro (s) e, na sequência, em um periódico, e ainda transformar-se em capítulo de livro. Esse percurso não implica em conduta ética inadequada do autor, desde que respeitadas as regras do periódico e da Editora do livro, relacionadas com direitos autorais”.
Fonte: Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000400001. Acesso em: 23 abr. 2019.

Desta forma e desde que atendendo as nossas normativas editorias, não há qualquer problema na publicação do seu trabalho em nosso e-book.

Qual o Qualis Livro dos e-books da Atena Editora?

A Atena Editora foi fundada em 1.º de setembro de 2016 e a avaliação quadrienal CAPES/2017 avaliou os livros postados na Plataforma Sucupira nos anos 2013/2014/2015 e 2016, logo, nossos livros terão sua avaliação publicada somente na próxima avaliação quadrienal, que será divulgada em 2021.

Informamos, porém, que seguimos rigorosamente os critérios de avaliação CAPES para obtenção do Qualis L3.

Acompanhando o relatório aprovado pelo CTC/ES 2014-2018, a escala de avaliação dos livros deve ser comparável à de produtos técnicos e artísticos, envolvendo cinco níveis, respeitando-se a seguinte ordem: L1 (elevada Qualidade), L2, L3, L4 e L5 (menor qualidade).

Conforme o site da Capes, a instituição “não possui cadastro de editoras nem faz avaliação sobre sua qualidade”.

Ainda, conforme a CAPES

Por uma limitação técnica-operacional, a classificação de livros está sendo utilizada exclusivamente para fins do processo de avaliação. Ou seja, nesse momento não se divulga a relação dos livros classificados. As áreas que se utilizam da classificação de livros para a Avaliação dos Programas têm feito o procedimento diretamente por meio dos cadernos de indicadores, para avaliação dos Programas de Pós-graduação e/ou planilhas específicas e sua divulgação tem acontecido intra-área, ou seja, diretamente aos programas. É importante ressaltar que os livros devem ser declarados no Módulo Coleta da Plataforma Sucupira, no campo referente à produção intelectual. Fonte: Disponível em http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7422-qualis. Acesso em: 24 abr. 2019.

Existe um contrato para ser assinado?

Sim, o contrato para “Publicação de Capítulo em E-book” é assinado on line no ato da submissão.

Submeti o artigo e ele sumiu da minha área de autor, o que faço?

Seu artigo não sumiu da área do autor, ele apenas encontra-se em outra aba. Favor efetuar novo login e verificar o status do seu artigo.

Preciso de uma declaração de aceite para comprovar o aceite do meu artigo como capítulo de e-book. Como faço para obter?

A declaração de aceite é gerada dentro da Área do Autor. Após efetuar o login, clicar no terceiro ícone no lado direito da tela.

Submeti meu artigo no sistema e verifiquei que há erros de digitação e/ou falta autores, como posso fazer a correção?

Deverá ser efetuada nova submissão em nossa plataforma e enviado um e-mail para suporte@atenaeditora.com.br, solicitando a substituição.

O meu artigo será revisado antes da publicação?

Em que pese a importância do copidesk e nosso total e incondicional apoio a esta prática, não temos, dentro da taxa de publicação cobrada dos autores, como incluir a etapa de revisão no processo de publicação, tendo em vista que um profissional de boa qualidade cobra em média R$ 10,00/página. Logo, os textos devem ser submetidos em sua versão final.

A Editora possui Conselho Editorial?

Todos os membros do nosso Conselho Editorial são doutores e vinculados a Instituições de Ensino Superior Públicas, conforme recomendação da CAPES para obtenção do Qualis Livro. Os conselheiros bem como respectivas áreas de atuação estão disponíveis no link https://www.atenaeditora.com.br/corpo-editorial.

Onde eu encontro as normas de publicação da Atena Editora?

As normas estão disponíveis no link https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/themes/atena/pdf/Normas%20para%20formatacao_Atena%20Editora.pdf

Após a submissão, já posso ter acesso ao DOI e o ISBN?

Tanto o DOI, quanto o ISBN somente são divulgados mediante a publicação.

Possuo um artigo que desejo publicar na Atena Editora, mas não recebi convite, o que devo fazer?

Deverá enviar o artigo em formato word para nataliaoliveira@atenaeditora.com.br, solicitando avaliação.

Quais são as formas de pagamento para quitar a taxa de custeio da submissão do artigo?

Nós trabalhamos com todas as formas de pagamento, através do pagseguro e de boleto.

Quanto tempo o sistema leva para reconhecer o pagamento?

Após o pagamento, em aproximadamente 48 horas seu artigo mudará para a aba “Pagamento Realizado”. Caso isso não ocorra, favor enviar o comprovante de pagamento para financeiro@atenaeditora.com.br

Por que no boleto consta outro CNPJ e não o da Atena Editora?

A razão social da Atena Editora é “Natalia Oliveira Martins da Silva – Edição de Livros” e a razão social “Regulariza Imóveis e Cobranças”, cujo nome fantasia é Protesto Nacional é a empresa que gera boleto para a editora.

Emiti o boleto pelo sistema, mas quando vou pagar recebo uma mensagem de que ele não está registrado, o que devo fazer?

No ato da emissão do boleto aparece a seguinte mensagem: “Em atendimento as exigências do Banco Central do Brasil, este boleto de cobrança será registrado junto ao banco de nosso relacionamento e estará disponível para pagamento somente após o seu registro, o que pode levar aproximadamente 4 horas”. Logo, é necessário aguardar esse prazo a fim de efetuar o pagamento.

Fiz o pagamento e preciso de uma nota fiscal, o que faço?

A nota fiscal é emitida automaticamente logo após o pagamento. Caso haja algum problema favor enviar e-mail para financeiro@atenaeditora.com.br .

Depois que a taxa de custeio for paga, existe a possibilidade do meu artigo não ser publicado?

Não, essa possibilidade não existe.

Devo pagar o valor da publicação antes ou depois de publicar?

O pagamento da taxa de processamento de artigo, também conhecida pela sigla em inglês APCs (Article Processing Charges) deve ser efetuado após a submissão do artigo na plataforma, ou seja, antes da publicação.

Como fico sabendo que meu artigo foi publicado?

Enviamos um e-mail para todos os autores informando quando o livro for publicado em nosso catálogo.

Preciso de uma declaração de publicação, como faço para obter?

A declaração de publicação é gerada dentro da Área do Autor. Após efetuar o login, clicar no terceiro ícone no lado direito da tela.

Meu artigo foi publicado em um e-book da Atena Editora e gostaria de inserir no meu Currículo Lattes, como devo proceder?

Caso esteja tendo dificuldade em realizar a inserção no Lattes, solicite para o e-mail suporte@atenaeditora.com.br um tutorial com o passo a passo para o cadastro.

Onde encontro o DOI e o ISBN do e-book publicado?

Na ficha catalográfica que consta na quarta página do livro.

Tentei cadastrar meu artigo no Currículo Lattes e não consegui, pois, no site informa que o DOI inválido, o que devo fazer?

Caso esteja tendo dificuldade em realizar a inserção no Lattes, solicite para o e-mail suporte@atenaeditora.com.br um tutorial com o passo a passo para o cadastro.