Pesquisas em educação ambiental: conhecimento indispensável para o futuro do planeta - Atena Editora

Blog

Pesquisas em educação ambiental: conhecimento indispensável para o futuro do planeta

Livros
Pesquisas em educação ambiental: conhecimento indispensável para o futuro do planeta

Pesquisas em educação ambiental: conhecimento indispensável para o futuro do planeta

Em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado ontem (5), resolvemos falar sobre a importância de estudar sobre esse assunto. Promover a conscientização sobre o meio ambiente e seus valores é fundamental para garantir um futuro melhor às próximas gerações. Nesse sentido, as pesquisas científicas têm o papel indispensável de garantir a difusão de informações, novidades, descobertas e atualizações sobre tudo que envolve o tema. 

Quando pensamos no termo “educação ambiental”, falamos sobre o desenvolvimento de competências e atitudes com objetivo de preservar o planeta. Esse conhecimento deve ser interdisciplinar, isto é, discutido dentro das universidades para o incentivo da realização de pesquisas e produção de conhecimento sobre, mas também em outros ambientes como empresas, comunidades rurais, escolas e dentro do próprio ambiente familiar.

A educação ambiental deve atingir todos os indivíduos, independentemente de sua classe ou posição na sociedade, até que seja incorporada não só como um dever de cuidar, mas como algo natural entre todos. É por isso que as pesquisas científicas se tornam indispensáveis, pois é através delas que conseguimos evidenciar os problemas, provar os agravantes, informar os efeitos negativos gerados por determinadas atitudes e agir num processo de sensibilização para tornar o indivíduo mais consciente. 

As pesquisas no campo ambiental devem ter como objetivo, além de mostrar seus resultados, desenvolver um senso crítico frente aos anseios do meio ambiente. Dessa forma, demonstrar como as figuras dos governantes devem se portar e trabalhar para resolver situações de suas competências. Os objetivos podem ser, além do crescimento da conscientização humana, atingir o poder público para gerar qualidade de vida, pensando no viés natural e não só econômico. 

Já as reflexões científicas em educação ambiental agem em favor do meio ambiente, conscientizando, evidenciando problemas, apresentando os danos das ações e incentivando a execução de políticas públicas que travem ou, ao menos, amenizem a destruição do planeta, garantindo uma vida melhor no presente e no futuro. Pesquise e publique com a Atena, divulgue seu conhecimento ao mundo. 

Compartilhe nas redes sociais
Fale conosco Whatsapp