Mindfulness: uma técnica para te ajudar nos estudos - Atena Editora

Blog

Mindfulness: uma técnica para te ajudar nos estudos

Livros
Mindfulness: uma técnica para te ajudar nos estudos

Mindfulness: uma técnica para te ajudar nos estudos

Para muitos, conseguir manter a concentração é a parte mais difícil na hora de estudar ou de realizar a mesma atividade por um longo período de tempo. Se você faz parte desse grupo, precisa conhecer o Mindfulness, uma técnica que visa atenção plena, envolvendo variados exercícios com intuito de aumentar o foco. Os efeitos positivos são notáveis e vão desde controle da ansiedade a melhora da capacidade cognitiva.

Vamos começar do princípio e entender como ela surgiu. Sua popularização se deu nos últimos anos, mas a origem é milenar. Os pesquisadores estimam que o método tenha se desenvolvido dentro da cultura budista, cerca de 500 anos antes de Cristo, mas foi só no fim do século XX que houve a incorporação desta técnica terapêutica direcionada para a saúde mental.

Para aplicar isso no seu dia a dia é mais fácil do que parece. Em primeiro lugar, você deve escolher um ambiente tranquilo e organizado para iniciar seus estudos. Se permita observar e conhecer o espaço físico, tudo que está ao seu redor, para que nada disso seja inovador ou prenda a sua atenção depois. Respire calmamente, foque na sua inspiração e expiração, tente pensar apenas no seu corpo e no seu bem-estar. Após esse processo, inicie a sua rotina.

Outro ponto essencial é usar métodos de estudo ou trabalho, como o pomodoro. Este, em específico, consiste em definir um tempo, geralmente 25 minutos, e fazer a sua atividade ininterruptamente durante esse tempo. Ao fim dos primeiros 25 minutos deve-se fazer uma pausa 5 minutos, momento em que a pessoa pode responder uma conversa, ver algo diferente e etc, mas cuidado para não ultrapassar os cinco minutos. Essa minutagem pode variar de acordo com o tempo de efetivo de concentração que cada pessoa consegue alcançar.

Lembre-se de não dedicar a sua rotina apenas a essa “obrigação”, separe um tempo para meditar, fazer yoga ou qualquer outra atividade que te ajude a atingir leveza e seja prazerosa. Tudo isso faz parte do Mindfulness, uma prática muito disseminada nos meios profissionais e acadêmicos, buscando aumentar a produtividade individual de cada um. Aplique no seu dia a dia e sinta a experiência que está acontecendo com o seu corpo mente, cada vez mais naturalmente induzidos à concentração e ao relaxamento.

Compartilhe nas redes sociais
Fale conosco Whatsapp