DOI

Todos os livros publicados pela Atena Editora são indexados pela Agência CrossRef em Nova York e possuem prefixo DOI.

O que é DOI?

O Digital Object Identifier (DOI) faz parte de um sistema que oferece identificadores digitais para objetos que permitem a identificação inequívoca e persistente de qualquer tipo de entidade (física, digital ou abstrata) no ambiente da internet. Como exemplos de objetos que podem receber um nome DOI, pode-se citar um CD de música (estrutura física), seus arquivos (estrutura digital) de gravações com as performances de músicas (estrutura abstrata).

A infraestrutura do sistema DOI é definida pela norma ISO 26324, denominada Information and documentation: digital object identifier system, e é promovida pela International DOI Fundation (IDF). A norma deixa claro que o nome DOI refere-se a identificador digital de um objeto e não identificador de um objeto digital. O nome DOI é atribuído de forma permanente a um objeto, fornecendo um link persistente de rede que remete a informações atualizadas sobre esse objeto, inclusive onde o objeto, ou informação sobre ele, pode ser encontrado na internet.

O sistema foi consolidado com a criação do International DOI Fundation (IDF) e de agências de registro de nomes DOI, entre elas a Crossref. Esta agência atua no contexto das publicações acadêmicas e científicas, e é uma das autoridades responsáveis pelo registro e atribuição de identificadores DOI, devendo manter controle da qualidade dos nomes atribuídos e evitar conflito nas atribuições.

Fonte: Disponível em

<http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/1016/7/Atribui%C3%A7%C3%A3o%20de%20identificadores%20digitais%20para%20publica%C3%A7%C3%B5es%20cient%C3%ADficas.pdf>

Acesso em: 21 mar. 2017.