Ebook - Semiologia em Checklists Abordando Casos ClínicosAtena Editora

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1. Diagnóstico. 2. Semiologia (Medicina).

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capa do ebook Semiologia em Checklists Abordando Casos Clínicos

Semiologia em Checklists Abordando Casos Clínicos

A Clínica nasceu no século XVIII, no bojo do surgimento da Ciência Moderna período em que o fato observado se tornava mais importante que a explicação da doença propriamente dita e que através do olhar buscava-se o reconhecimento de sinais da nosologia que afligia o paciente. Neste contexto a Semiologia Médica ganhou força e tornou-se a parte da Medicina essencial para diagnósticos por ser ela a responsável pela investigação de sinais e sintomas das doenças.

A evolução dos tempos demonstrou que a consulta médica vem se distanciando do “diagnosticar apenas”. Há a necessidade de uma visão mais holística do ser acarretando a maior satisfação, confiança, aceitação e adesão por parte do paciente.

Este consiste no ponto inicial deste livro quando investe momentos em aprofundar a consulta centrada, os valores humanos e a ética médica.

Por outro lado, há a necessidade de diferenciar sinais e sintomas. Na realidade o que os define é quem observa a alteração. Define-se sinais como manifestações objetivas de uma doença perceptíveis aos olhos do examinador, mas que ocasionalmente chegam a não ser percebidos pelo paciente. A identificação de sinais tênues carece de uma metodologia criteriosa de abordagem que propicie os diagnósticos de forma precoce e acertada. Já os sintomas são as queixas subjetivas referidas pelo enfermo.

Podendo ser remitentes, crônicos ou recorrentes de acordo como se apresentam ou voltam a ocorrer ou serem referidos.

A forma de transmissão do conhecimento médico ao longo dos tempos tem se modificado continuamente. No início, com Sócrates, o binômio ensino-aprendizagem era baseado em perguntas estimulando a das respostas aos próprios questionamento do estudante. Posteriormente, desenvolveu-se o que hoje é conhecido como o método de ensino tradicional centrado no professor. Atualmente, este modelo já não atende as necessidades e vem retornando a participação do aluno na busca do conhecimento, tornando-se ativo e o professor um facilitador do conhecimento.

Assim, formas de ensino e aprendizado, baseados em metodologias ativas vem sendo desenvolvidas com o desenvolvimento de aplicativos de celulares, flash cards, fluxogramas, mapas conceituais com o objetivo de fortalecer e contextualizar o aprendizado em situações de vida real.

A forma de apresentação deste livro vem em encontro com as demandas que surgem dos alunos, das necessidades de os professores contextualizar o raciocínio clínico hierarquizado e principalmente do ensino e aprendizado centrado no aluno.

Contemplando uma visão holística, priorizando a anamnese embasada na queixa do paciente, aliada a um exame físico e exames complementares acertados e coerentes em sua escolha, chega-se ao raciocínio clínico e possíveis diagnósticos.

Por fim, trata-se de uma obra voltada para o público acadêmico de medicina, em especial os alunos em fases iniciais de desenvolvimento do raciocínio clinico e principalmente para aqueles em exercício da profissão.

Carlos Antonio Bruno da Silva

Professor Titular da Universidade de Fortaleza

Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

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Semiologia em Checklists Abordando Casos Clínicos

  • DOI: 10.22533/at.ed.706193009

  • ISBN: 978-85-7247-670-6

  • Palavras-chave: 1. Diagnóstico. 2. Semiologia (Medicina).

  • Ano: 2019

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