Investigação Científica nas Ciências Humanas 2

A obra “Investigação Científica nas Ciências Humanas -Parte 2” traz capítulos
com diversos estudos que se completam na tarefa de contribuir, de forma profícua,
para o leque de temas que envolvem o campo da educação.
O papel da investigação científica é amplamente debatido em todos os países
desenvolvidos e consequentemente, faz parte de todas as agendas políticas.
Assumamos, pois, a importância da investigação científica que levamos a cabo pela
pertinência dos estudos desenvolvidos face de outros, e pelo impacto dos resultados
junto da comunidade científica.
No caso da investigação científica em educação, é muito acentuada a relação
entre investigação e política ou, se assim se quiser pensar, a dimensão política da
investigação. Com efeito, a escolha dos temas reflete as preocupações dos
investigadores, seja no aprofundamento de referenciais teóricos, seja na compreensão
de problemas educativos e formas de os resolver.
É possível afirmar que sem pesquisa não há ensino. A ausência de pesquisa
degrada o ensino a patamares típicos da reprodução imitativa. Entretanto, isto não
pode levar ao extremo oposto, do professor que se quer apenas pesquisador,
isolando-se no espaço da produção científica. Por vezes, há professores que se
afastam do ensino, por estratégia, ou seja, porque do contrário não há tempo
para pesquisa. Outros, porém, induzem à formação de uma casta, que passa a ver
no ensino algo secundário e menor. Se a pesquisa é a razão do ensino, vale o
reverso: o ensino é a razão da pesquisa, se não quisermos alimentar a ciência
como prepotência a serviço de interesses particulares.
Transmitir conhecimento deve fazer parte do mesmo ato de pesquisa, seja sob a
ótica de dar aulas, seja como socialização do saber, seja como divulgação socialmente
relevante. (DEMO, 2001)
Para que se tenha um progresso na qualidade do ensino nos seus diversos nível
é necessário que a pesquisa exerça o papel principal dentro e fora de sala de
aula, e que apresente um elo para com a práticapedagógica do docente, promovendo
uma formação crítica e reflexiva.
Gabriella Rossetti Ferreira

Investigação Científica nas Ciências Humanas 2

DOI: 10.22533/at.ed.927191306

ISBN: 978-85-7247-392-7

Palavras chave: Ciências humanas; Investigação científica ;Pesquisa social.

Ano: 2019

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