Investigação Científica nas Ciências Humanas

A obra “Investigação Científica nas Ciências Humanas – Parte 1” traz diversos
estudos que se completam na tarefa de contribuir, de forma profícua, para o leque de
temas que envolvem o campo das ciência humanas.
O papel da investigação científica é amplamente debatido em todos os países
desenvolvidos e consequentemente, faz parte de todas as agendas políticas.
Assumamos, pois, a importância da investigação científica que levamos a cabo pela
pertinência dos estudos desenvolvidos face à de outros, e pelo impacto dos resultados
junto da comunidade científica.
No caso da investigação científica em educação, é muito acentuada a relação
entre investigação e política ou, se assim se quiser pensar, a dimensão política
da investigação. Com efeito, a escolha dos temas reflete as preocupações dos
investigadores, seja no aprofundamento de referenciais teóricos, seja na compreensão
de problemas educativos e formas de os resolver.
É possível afirmar que sem pesquisa não há ensino. A ausência de pesquisa
degrada o ensino a patamares típicos da reprodução imitativa. Entretanto, isto não
pode levar ao extremo oposto, do professor que se quer apenas pesquisador, isolandose
no espaço da produção científica. Por vezes, há professores que se afastam do
ensino, por estratégia, ou seja, porque do contrário não há tempo para pesquisa.
Outros, porém, induzem à formação de uma casta, que passa a ver no ensino algo
secundário e menor. Se a pesquisa é a razão do ensino, vale o reverso: o ensino é a
razão da pesquisa, se não quisermos alimentar a ciência como prepotência a serviço
de interesses particulares. Transmitir conhecimento deve fazer parte do mesmo ato de
pesquisa, seja sob a ótica de dar aulas, seja como socialização do saber, seja como
divulgação socialmente relevante. (DEMO, 2001)
Para que se tenha um progresso na qualidade do ensino nos seus diversos nível
é necessário que a pesquisa exerça o papel principal dentro e fora de sala de aula, e
que apresente um elo para com a prática pedagógica do docente, promovendo uma
formação crítica e reflexiva.
Gabriella Rossetti Ferreira

Investigação Científica nas Ciências Humanas

DOI: 10.22533/at.ed.910191806

ISBN: 978-85-7247-391-0

Palavras chave: Ciências humanas; Investigação científica; Pesquisa social.

Ano: 2019

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