Formação de Professores e a Condição do Trabalho Docente 3

As políticas de formação de professores e suas respectivas práticas se constituem
como importante foco de estudos e discussões da comunidade acadêmica.
Este e-book apresenta estudos relacionados à formação de professores,
organizando-se em 4 categorias. Na primeira, denominada “Identidade profissional”, o
texto aborda como se dá o processo de construção da identidade docente na Educação
Infantil.
Na segunda categoria – “Formação docente: inicial e continuada”, os textos
procedem às discussões sobre a formação docente em si, nos seus processos iniciais
ou de continuidade/complementaridade, considerando questões relacionadas à
interdisciplinaridade, à diversidade e à inclusão nos diferentes níveis de ensino.
Há também a contribuição dos autores sobre as diferentes modalidades de
formação (à distância) apresentadas na terceira categoria, intitulada “Modalidades
de Formação”; e por fim, na categoria quatro, o presente material apresenta textos
referentes às práticas docentes desenvolvidas pelo país.
As contribuições destes textos são inúmeras, e podem despertar várias reflexões
a quem se interessa pela tema formação de professores.
Michélle Barreto Justus

Formação de Professores e a Condição do Trabalho Docente 3

DOI: 10.22533/at.ed.994192611

ISBN: 978-85-7247-799-4

Palavras chave: 1. Educação. 2. Professores – Formação. 3. Prática de ensino.

Ano: 2019

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