Educação Inclusiva e Contexto Social: Questões Contemporâneas 2

Educação Inclusiva e Contexto Social: Questões Contemporâneas 2

DOI: 10.22533/at.ed.344192506

ISBN: 978-85-7247-434-4

Palavras chave: Educação e Estado – Brasil; Educação – Aspectos sociais; Educação inclusiva.

Ano: 2019

O livro “Educação Inclusiva e Contexto Social: Questões Contemporâneas”
foi dividido nos Volumes 1 e 2, totalizando 56 artigos de pesquisadores de diversas
instituições de ensino superior do Brasil. O objetivo de organizar esta coleção foi o de
divulgar relatos e pesquisas que apresentassem e discutissem caminhos para uma
educação inclusiva permeando contextos sociais distintos.
Neste Volume 1 “A educação inclusiva e os contextos escolares”, foram reunidos
26 artigos que apresentam discussões partindo da formação de professores à aplicação
de políticas públicas voltadas para a educação inclusiva, não somente da inclusão
dos sujeitos com algum grau de deficiência física ou mental, mas também, a partir
da inclusão, por exemplo, por meio da pedagogia hospitalar, do jovem e adulto e dos
“superdotados”.
No Volume 2, os artigos foram agrupados em torno de três temáticas principais.
São elas: “Deficiência intelectual e inclusão educacional”, “Cegos, surdos e vivências
no ambiente escolar” e “Diversidade da educação inclusiva”. Esta coleção é um convite
à leitura, pesquisa e a troca de experiências.
Entregamos ao leitor o Volume 1 do livro “Educação Inclusiva e Contexto Social:
Questões Contemporâneas”, com a intenção de divulgar o conhecimento científico
e cooperar com o diálogo acadêmico na direção de uma educação cada vez mais
inclusiva.
Boa leitura!
Willian Douglas Guilherme

Autores