Processos Educacionais e Artísticos da Performance Musical: Uma Prática com Propósito

Este livro é resultado de pesquisas sobre performance musical, com ênfase
no processo educacional e artístico. Os capítulos trazem textos de diversificados
autores, pesquisadores, pensadores, com colaboração significativa acerca de temas
relativos à preparação das práticas musicais, tendo o ápice artístico performático
como objeto de estudo. Para tal, algumas subáreas serão consideradas, pois traremos
uma reflexão da performance como prática expandida no campo musical. Assim,
pensando num prisma multifacetado, não exaurindo a capacidade de fazer uso da
palavra, a performance compartilha conhecimentos com a cultura, filosofia, história,
psicologia, artes cênicas, sociologia, dentre outros saberes.
Alguns questionamentos sobre a performance ainda pairam em nossas mentes.
Em um tempo que discussões sobre música e performance tem sido alvo dos debates
calorosos no assunto, se busca o entendimento da construção pluralista desta
temática, não obstante à abordagem conceitual, mas aquela que ultrapassa o domínio
máximo das disciplinas que tentam mensurá-la. Algumas reflexões vêm de encontro
às necessidades do instrumentista enquanto performer; outras, bem específicas
para o conhecimento repertorístico; ainda outras, realçam a interdisciplinaridade da
performance musical.
Desta forma, esse livro é fruto de uma investigação que não se limita à
performance pura, mas surge da necessidade do entendimento sobre a amplitude
do tema, as subáreas que a compõem, os conteúdos e suas variáveis. Acreditamos
que desta forma, as inquietações sejam amenizadas, cada qual nas particularidades
que aprouver o leitor, sendo a pesquisa, a fonte elucidativa para a compreensão da
construção da performance.
Cláudia de Araújo Marques
Renato Gonçalves de Oliveira

Processos Educacionais e Artísticos da Performance Musical: Uma Prática com Propósito

DOI: 10.22533/at.ed.199192811

ISBN: 978-85-7247-819-9

Palavras chave: 1. Música – Instrução e estudo. 2. Música – Prática de ensino.

Ano: 2019

Autores

Artigos