Comunicação, Mídias e Educação 2

As práticas que envolvem a Comunicação, as Mídias e a Educação são
verdadeiros baluartes da sociedade, organizações e dos sujeitos que habitam a vida
pós-moderna. São responsáveis pela elevação das alteridades, mas, ao mesmo
tempo, são criticadas por favorecem a alienação, a deturpação da realidade e o
escamoteação das contradições sociais, políticas, econômicas e culturais.
As Mídias, a Educação e a Comunicação tornaram-se, ao longo da história,
cruciais para a consolidação das democracias, da participação e do espírito crítico,
haja vista sustentarem e possibilitarem a circulação de discursos investidos de
sentidos e significados que criam emergentes semioses, linguagens, suportes e
interações/interatividades entre os complexos atores que são constituídos por elas e
as constituem, dialeticamente.
Tratar desses três campos de modo multi-interdisciplinar corresponde à
necessidade de vários olhares, análises, investigações, metodologias e arcabouços
teóricos sobre os multifacetados objetos que povoam a realidade e o tecido que
entrama a sociedade contemporânea.
Nesse sentido, dividimos este livro em duas partes: A primeira problematiza
os campos da Educação, da Comunicação por meio de diferentes experiências e
análises que abarcam práticas que envolvem gestão/educação escolar, publicidade,
fotografia, jornalismo, redes sociais da Internet, etc., compondo um rol de artigos que
alumiam a Comunicação, as Mídias e a Educação.
A segunda parte abarca artigos que dissertam sobre os discursos e a comunicação
organizacional, transitando pelos variados caminhos oriundos de pesquisas que
complexificam a sociedade atual, seus atores, instituições, retóricas e estratégias,
comungando repertórios, perspectivas teórico-metodológicas e epistemes que
colocam na ribalta as possibilidades e os desafios de um mundo no qual as mídias
sociais digitais e de massa, os usuários, os suportes, as interações sociais e as
linguagens desempenham papel fundamental no estabelecimento de identidades,
subjetividades e esperanças.
Marcelo Pereira da Silva

Comunicação, Mídias e Educação 2

DOI: 10.22533/at.ed.966190910

ISBN: 978-85-7247-696-6

Palavras chave: 1. Aprendizagem. 2. Comunicação – Pesquisa – Brasil. 3. Comunicação na educação.

Ano: 2019

Autores

Artigos