Ciências do Esporte e Educação Física: Uma nova Agenda para a Emancipação

A Educação Física tem possibilitado aos seus profissionais, a tentativa
de a partir dos diversos fenômenos, sejam eles de cunho biológico, fisiológico,
pedagógico, sociais e entre outros, a busca da compreensão do “novo” para a área.
Neste sentido, o volume um do e-book “Ciências do Esporte e Educação Física: Uma
Nova Agenda para Emancipação”, configura-se numa obra composta por 21 artigos
científicos, os quais estão divididos por três eixos temáticos. No primeiro intitulado
“Educação Física, Práticas Pedagógicas, Currículo e Inclusão”, é possível encontrar
estudos que discutem diferentes aspectos, distintos, entretanto, interdependentes
da Educação Física Escolar, a partir de aspectos teóricos e empíricos e como esses
influenciam ou podem contribuir para uma melhor prática docente. No segundo eixo
intitulado “Avaliação, Capacidade Física e Exercício”, é possível verificar estudos que
apresentam enquanto características, aspectos biológicos e fisiológicos relacionados
ao exercício físico e como este pode ser utilizado para a avaliação das capacidades
físicas em diferentes sujeitos. No terceiro eixo intitulado “ Políticas Públicas, Jogos,
Esporte e Lazer”, é possível encontrar estudos que tratam da relação Esporte-Lazer
e como, não só as Políticas Públicas, mas também, a memória, se articulam para o
fomento dos aspectos mencionados anteriormente. O presente e-book reúne autores
de diversos locais do Brasil e, por consequência, de várias áreas do conhecimento,
os quais abordam assuntos relevantes, com grande contribuição no fomento da
discussão dos temas supracitados.
Portanto, é com entusiasmo e expectativa que desejo a todos uma boa leitura.
Wendell Luiz Linhares

Ciências do Esporte e Educação Física: Uma nova Agenda para a Emancipação

DOI: 10.22533/at.ed.662190209

ISBN: 978-85-7247-566-2

Palavras chave: 1. Educação física – Pesquisa – Brasil. 2. Políticas públicas – Esporte.

Ano: 2019

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